1) Como avaliar a informação online?
Um site é constituído por um conjunto de páginas ligadas entre si. Deve ter um design simples que proporcione a interactividade, fácil de usar e pesquisar. A informação deve ser específica para os diferentes sectores do público alvo, deve permitir a edição colaborativa online, etc...
Assim, podemos distinguir vários indicadores de qualidade de um site.
Segundo a norma ISO/IEC 9126-1 (2001), há 6 características para a qualidade do produto software:
- Funcionalidade
- Fiabilidade
- Usabilidade
- Eficiência
- Manutenção
- Portabilidade
Alguns autores estabelecem critérios para avaliar websites, e evidenciam indicadores de qualidade de informação, tasi como:
Smith(2005) porpôs 7 critérios:
- Abordagem temática
- Conteúdo
- Design gráfico e multimédia
- Propósito do site
- Críticas obre o site
- Viabilidade de acesso
- Custos.
Kapoun (1998), explicita 5 critérios para avaliar websites:
- Rigor dos documentos Web
- Autoridade
- Objectividade
- Data
- Cobertura dos documentos.
2) Como analisar um website educativo?
Um site educativo deve ter subjacentes os princípios básicos estruturais, de navegação, de estruturação, de design e de comunicação de qualquer site. No entanto, deve motivar os leitores, mais do que qualquer outro site, a querer aprender e a explorar a informação.
Assim, considera-se 5 componentes principais num site educativo:
- Informação
- Acitividades
- Comunicação
- Edição colaborativa online
- Partilha
Segundo a norma ISO/IEC 9126-1 (2001), há 9 indicadores de qualidade de um site educativo:
- Identidade
- Usabilidade
- Rapidez de acesso
- Níveis de interactividade
- Informação
- Actividades
- Edição colaborativa online
- Espaço de partilha
- Comunicação
Baseado em:
Carvalho, Ana Amélia A. (2006). Indicadores de Qualidade de Sites Educativos. Cadernos SACAUSEF - Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação, 55-78
Sem comentários:
Enviar um comentário