terça-feira, 23 de março de 2010

Indicadores de Qualidade de Sites Educativos

"A World Wide Web integra uma diversidade imensa de informação", que cresce diariamente. No entanto, nem toda a informação disponível é necessariamente de qualidade. Assim, surge a necesasidade de tentar responder a duas questões:

1) Como avaliar a informação online?

Um site é constituído por um conjunto de páginas ligadas entre si. Deve ter um design simples que proporcione a interactividade, fácil de usar e pesquisar. A informação deve ser específica para os diferentes sectores do público alvo, deve permitir a edição colaborativa online, etc...

Assim, podemos distinguir vários indicadores de qualidade de um site.
Segundo a norma ISO/IEC 9126-1 (2001), há 6 características para a qualidade do produto software:


  • Funcionalidade
  • Fiabilidade
  • Usabilidade
  • Eficiência
  • Manutenção
  • Portabilidade

Alguns autores estabelecem critérios para avaliar websites, e evidenciam indicadores de qualidade de informação, tasi como:

Smith(2005) porpôs 7 critérios:

  1. Abordagem temática
  2. Conteúdo
  3. Design gráfico e multimédia
  4. Propósito do site
  5. Críticas obre o site
  6. Viabilidade de acesso
  7. Custos.

Kapoun (1998), explicita 5 critérios para avaliar websites:

  1. Rigor dos documentos Web
  2. Autoridade
  3. Objectividade
  4. Data
  5. Cobertura dos documentos.



2) Como analisar um website educativo?

Um site educativo deve ter subjacentes os princípios básicos estruturais, de navegação, de estruturação, de design e de comunicação de qualquer site. No entanto, deve motivar os leitores, mais do que qualquer outro site, a querer aprender e a explorar a informação.

Assim, considera-se 5 componentes principais num site educativo:


  • Informação
  • Acitividades
  • Comunicação
  • Edição colaborativa online
  • Partilha

Segundo a norma ISO/IEC 9126-1 (2001), há 9 indicadores de qualidade de um site educativo:



  • Identidade
O site de conter o nome, ter um propósito ou finalidade, a autoridade, data de criação e da última actualização.



  • Usabilidade
Deve ser fácil de usar e de aprender a usar, contribyuindo para a compreensão, navegação e orientação do site.



  • Rapidez de acesso
Para contribuir para a rapidez interna de acesso, o site deve conter hiperligações activas.



  • Níveis de interactividade
A interactividade promove a motivação do utilizador, envolvendo-o e desafiando-o.



  • Informação
A informação de um site educativo pode e deve estar em diversos formatos, como texto, imagem, som, vídeo... Esta informação é todo o conteúdo disponibilizado, bem como as perguntas frequentes, as sugestões e actividades, etc...



  • Actividades
O site deve conter diversas tarefas para diferenytes estilos de aprendizagem, de modo a levar os alunos a conhecer a informação online.



  • Edição colaborativa online
Permite que os alunoscolaborem a partir de qualquer lugar para além da escola.



  • Espaço de partilha
Um site educativo deve ter um espaço para disponibilizar os trabalhos realizados pelos alunos e professores.



  • Comunicação
Deve haver um fórum de discussão para esclarecimento e dúvidas, e que permita a pais/EE e alunos intervir.



Baseado em:
Carvalho, Ana Amélia A. (2006). Indicadores de Qualidade de Sites Educativos. Cadernos SACAUSEF - Sistema de Avaliação, Certificação e Apoio à Utilização de Software para a Educação e a Formação, Número 2, Ministério da Educação, 55-78

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