segunda-feira, 26 de abril de 2010

Caça ao Tesouro

Função Exponencial




Esta caça ao tesouro é destinada a alunos do ensino secundário, mais especificamente a alunos do 12º ano de escolaridade.

Com esta actividade pretende-se motivar os alunos e facilitar a compreensão desta função, uma vez que é uma das mais importantes funções matemáticas, e que intervém em numerosas aplicações, na Ciência, Economia, Indústria...

Para isso, propõe-se a cada aluno responder ás questões que se seguem, com apoio dos links indicados. No final, poderão enviar as respostas por mail.



Boa sorte!




3) Normalmente, a função exponencial é associada à expressão exp(x). Qual o significado da letra "e"? O que representa?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Função_exponencial


4) Estuda algumas características desta função (Domínio, intersecção com os eixos coordenados, assimptotas, injectividade, paridade...).

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm103/funcaoexponencial.htm http://modulos.math.ist.utl.pt/html/PropFuncp3.shtm
http://mat.absolutamente.net/ra_f_exp.html



5) Determina o limite da função exponencial quando x tende para mais e menos infinito.

http://mat.absolutamente.net/ra_f_exp.html
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm24/jssp4.htm



Problema Final:
Num colónia, o número N de bactérias em função do tempo t (em dias) é dada pela função exponencial N(t) = M2^(kt), onde M e k são constantes.
a) Determine M e k sabendo-se que a população inicial é de 100 bactérias e que esta população se quadruplicou após um dia.
(b) Determine o número de bactérias presentes na colónia após cinco dias.
(c) Algum dia a colónia vai ficar sem bactérias?
(d) A partir da representação gráfica da função, estude a variação do número de bactérias à medida que o tempo passa.

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